sábado, 23 de maio de 2009
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Matemática divertida
Vamos pular Amarelinha?
Este jogo pode ser um ótimo recurso para trabalhar números com crianças pequenas. Mas prazeroso se torna ainda, quando o mesmo é confeccionado pela própria turma.
"Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas
estruturam seu espaço, seu tempo, desenvolvem a noção de casualidade chegando a representação e, finalmente a lógica." (PIAGET, 1994)
terça-feira, 19 de maio de 2009
“... o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma ‘cantiga de ninar’. Seus alunos cansam não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas.” (FREIRE, 1996, p.96)
Reflexão
O Jogo e a Educação
O jogo é uma atividade fundamental na vida da criança que, através dele, busca agir, compreender a vida real, adquirir aspectos mentais, conquistar a autonomia. O jogo favorece a sociabilidade com os pares e a criança, na proporção em que copia e adota o mundo dos adultos, reproduz os valores e atitudes da sociedade em que vive.Educadores de destaque já enfatizavam o jogo como recurso pedagógico há muito tempo, considerando-o um instrumento da infância, com o qual as crianças aprendem de maneira agradável e desafiadora, uma vez que no jogo nem tudo é espontâneo, havendo situações que comportam restrições internas que exercitam a criança e as fazem compreender e se submeter às regras e imposições externas. Ao escolher o papel que deseja realizar no jogo, o jogador adquire direitos determinados e também deveres. Por exemplo, se realiza a função de um passageiro, tem o direito de viajar no trem, mas também tem a obrigação de comprar a passagem para a viagem e comportar-se com civilidade. O papel traz implícita a regra e as normas de conduta das personagens.Para professores conscientes de que o conhecimento se constrói num processo, o desafio está em fazer as sínteses entre as teorias nas quais acreditam, desenvolvendo um trabalho com a certeza de que não dá para jogar fora aquisições antigas... É preciso a apropriação das teorias significativas que esclareçam quanto à questão dos processos de construção do conhecimento para poder recriá-las numa nova síntese que instrumentalize a prática. Neste sentido, a formação lúdica favorece ao educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades e limitações, desbloquear suas resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo tanto para a vida da criança, quanto para a do jovem e do adulto.
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