terça-feira, 19 de maio de 2009

Reflexão

O Jogo e a Educação

O jogo é uma atividade fundamental na vida da criança que, através dele, busca agir, compreender a vida real, adquirir aspectos mentais, conquistar a autonomia. O jogo favorece a sociabilidade com os pares e a criança, na proporção em que copia e adota o mundo dos adultos, reproduz os valores e atitudes da sociedade em que vive.Educadores de destaque já enfatizavam o jogo como recurso pedagógico há muito tempo, considerando-o um instrumento da infância, com o qual as crianças aprendem de maneira agradável e desafiadora, uma vez que no jogo nem tudo é espontâneo, havendo situações que comportam restrições internas que exercitam a criança e as fazem compreender e se submeter às regras e imposições externas. Ao escolher o papel que deseja realizar no jogo, o jogador adquire direitos determinados e também deveres. Por exemplo, se realiza a função de um passageiro, tem o direito de viajar no trem, mas também tem a obrigação de comprar a passagem para a viagem e comportar-se com civilidade. O papel traz implícita a regra e as normas de conduta das personagens.Para professores conscientes de que o conhecimento se constrói num processo, o desafio está em fazer as sínteses entre as teorias nas quais acreditam, desenvolvendo um trabalho com a certeza de que não dá para jogar fora aquisições antigas... É preciso a apropriação das teorias significativas que esclareçam quanto à questão dos processos de construção do conhecimento para poder recriá-las numa nova síntese que instrumentalize a prática. Neste sentido, a formação lúdica favorece ao educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades e limitações, desbloquear suas resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo tanto para a vida da criança, quanto para a do jovem e do adulto.

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